02 janeiro 2018

Dicas culinárias - Cebola


Como comprar:
Verifique se a cebola está firme, com a casca seca, o pescoço seco e cicatrizado. Entre cebolas do mesmo tamanho escolha as mais pesadas. Evite cebolas brotadas, com feridas, áreas amolecidas e mofo.


Para tornar a cebola mais digestiva:
Deixe-a de molho, com casca, por uns minutos em água quente, antes de usá-la.


Dicas para não chorar ao descascar cebolas:

Mitos
Colocar um palito de fósforo apagado entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas.
Colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver cortando a cebola.

Verdade
A cebola contém um gás natural e inofensivo que é liberado no momento do corte, é este gás que faz chorar ao entrar em contato com a umidade dos olhos.
Colocar a cebola por uma ou duas horas na geladeira antes de cortar vai ajudar. Isso desacelera a liberação do gás e também vai dificultar sua dispersão pela atmosfera diminuindo a probabilidade de ele atingir os olhos.
Usar uma faca bem afiada e cortar a cebola o mais rapidamente possível também ajuda. Uma faca bem afiada vai produzir menos atrito na cebola, causando menos liberação do gás natural.
Mas é importante sempre cautela. Se você não tem muita habilidade com facas afiadas é melhor chorar por uma cebola do que por um dedo machucado.



Para tirar e evitar o cheiro de cebola nas mãos:

Dica 1: Esfregar muito bem as mãos com sal, sumo de limão, borra de café, bicarbonato de sódio, leite, vinagre branco ou pasta de dente por dois minutos. Se usar uma escovinha para auxiliar na limpeza o resultado é melhor ainda. Em seguida, lavar as mãos abundantemente com água e sabão, principalmente depois de usar o limão.

Dica 2: Em uma tigela, coloque um pouco de suco de tomate, um pouco de extrato de tomate e um pouquinho de água fria. Misture bem e deixe suas mãos de molho nesta mistura por uns 5 minutos. Em seguida, lave as mãos normalmente com água e sabão. Esta mistura é tão poderosa que remove até cheiro de gambá que é muito forte.

Dica 3: Sabonete de aço. Isso mesmo! Aço! Existem “sabonetes” de aço inox, maciço, desenvolvidos justamente para remover odores. Basta esfregar as mãos com este sabonete embaixo de água corrente fria e em seguida lavar as mãos normalmente com água e sabão. Na falta de um destes sabonetes de aço, pode-se usar uma colher de aço da mesma forma, ou qualquer outro utensílio de aço.

Dica 4: Descasque a cebola e use um processador de alimentos para picar.

Dica 5: O método infalível e menos trabalhoso, é usar luvas de látex durante o manuseio da cebola ou de qualquer outro alimento que tenha cheiro forte, como alho e peixe.

Veja aqui mais uma ótima dica

Goustou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre a cebola?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.
Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!
Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS