13 janeiro 2018

Dicas culinárias - Couve-flor


Como comprar:
Escolha as que tem os conjuntos de flores bem compactos, que apresentam cor bem clara e com folhas de cor verde vivo e firmes. Evite as que tem pontos escuros e folhar murchas.

Armazenamento:
Mantenha a couve-flor dentro de um saco plástico, dentro da geladeira por no máximo 5 dias. Lave apenas quando for utilizar. Evite colocar outros alimentos sobre a couve-flor para não amassar seus delicados conjuntos de flores.
A couve-flor cozida “al dente” sem tempero, pode durar até 5 dias na geladeira guardada em pote com tampa, pronta para ser utilizada em saladas ou preparo de outras receitas.

Limpeza:
Lave a couve-flor crua em água com vinagre, deixando de molho por alguns minutos. Os bichinhos miúdos que estiverem nessa verdura sairão todos, ficando na superfície da água.

Preparar:
Quando cozinhar a couve-flor inteira, faça um corte em “x” no caule para que ela cozinhe por igual. Coloque na água somente quando esta estiver fervendo e deixe aproximadamente de 15 a 20 minutos. Não cozinhe muito para evitar que fique mole demais e com uma textura desagradável. Se a couve-flor for cozida picada, o tempo de cozimento varia de 5 a 10 minutos.
Para a couve-flor não escurecer ao ser cozida, adicione um pouco de açúcar, vinagre ou uma rodela de limão à água, ou então, junte à água do cozimento uma colher (sopa) de leite e não tampe a panela.
Para usar a couve-flor em preparações de pratos fritos ou assados, cozinhe por 8 minutos em água fervente com sal, retire da água fervente, mergulhe em água fria, escorra e utilize na preparação dos pratos.

Aproveitamento:
Não dispense os talos da couve-flor. Utilize no preparo do arroz low-carb, em omelete, quibe, tortas e outras preparações. Cozinhe os talos e as folhas verdes até ficarem macios e sirva com manteiga derretida ou molho branco por cima.

Gostou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre a couve-flor?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.
Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!


2 comentários:

  1. Oi Cristina!
    Quanta dica legal! Muito bom seu site! Bastante variado! Gostei!
    Obrigada por visitar o meu!
    Prazer em te conhecer!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Estou caprichando para meus leitores!
      Muito feliz com sua visita, seu comentário é o primeiro de muitos que virão :)
      Grande abraço e obrigada

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS