10 janeiro 2018

Lasanha à bolonhesa fácil da Cris


Olá, amigos e amigas.

Hoje temos aqui minha espetacular, deliciosa e super fácil Lasanha à Bolonhesa.
Sou totalmente louca por esta lasanha e adoro tanto que como até gelada!!!
Muito fácil de fazer, até mesmo quem nunca fez uma lasanha consegue impressionar com esta receita preparada com massa para lasanha que vai direto ao forno.
Existem várias marcas de massa tipo "direto ao forno", eu recomendo Petybon e Adria, que já testei e são excelentes.
Fiz esta mesma receita com massa do tipo resfriada e não gostei, esse tipo de massa é mais grossa e a lasanha ficou mais pesada.
As massas tipo "direto ao forno" são mais fininhas e a lasanha fica mais leve e muito mais saborosa.
Esta receita também pode ser congelada para facilitar seu domingo com a família ou para sua festa!

Não reparem que esta foto é bem antiga, mas quando tiver uma mais recente eu troco.

Ingredientes:

Lasanha:
- 1 embalagem de massa para lasanha direto ao forno (Petybon ou Adria)
- 250gr de queijo mussarela fatiado
- 200gr de presunto magro fatiado
- 100gr de queijo parmesão ralado para gratinar

Molho bolonhesa:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 500g de carne moída
- 1 colher (sopa) de páprica ou colorau (opcional)
- 1 cenoura pequena ralada
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 latas de molho pronto de tomate tradicional (350gr cada)
- sal a gosto

Molho branco:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 700ml de leite
- ½ colher (chá) de sal
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 lata de creme de leite tradicional

Molho bolonhesa: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída, junte a cenoura e deixe dourar, acrescente o caldo de carne, a páprica ou colorau (opcional), o molho de tomate, uma xícara (chá) de água e mexa bem para dissolver o caldo, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho, acerte o sal e reserve.

Molho branco: Em uma panela, aqueça a manteiga, quando derreter, junte a farinha e deixe dourar. Aos poucos junte o leite, mexendo sempre para não formar grumos, acrescente o sal e a noz-moscada, quando adquirir consistência cremosa retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.

Montagem: Utilize um recipiente refratário retangular grande (22x35cm) com borda alta, (pode também utilizar formato oval, mas para facilitar a montagem o retangular é mais indicado). Coloque um pouco de molho bolonhesa, cubra com uma camada de lasanha, cubra com molho branco, coloque a mussarela e o presunto. Repita as camadas até a borda do recipiente e termine com molho branco. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio alto (220ºc), por cerca de 20 minutos. Retire do forno, retire o papel alumínio, polvilhe o queijo ralado e volte ao forno para gratinar. Sirva seguir.

Dica importante 1: Ao utilizar massas do tipo “direto ao forno” (Petybon, Adria ou outra), é necessário colocar uma quantidade de molho maior que o habitual ou fazer os molhos um pouco mais líquidos, pois esse tipo de massa irá cozinhar na umidade dos molhos.

Dica importante 2: Ao utilizar massas do tipo “direto ao forno” (Petybon, Adria ou outra), observe que na hora da montagem a massa deve ficar sempre entre os molhos porque ela vai cozinhar na umidade dos molhos (ex.: molho bolonhesa, massa, molho branco) e nunca (ex.: molho, massa, presunto...).

Dica importante 3: Geralmente nas embalagens de massas do tipo “direto ao forno” (Petybon, Adria ou outra), vem informando que a lasanha deve ir ao forno em banho-maria. Se a montagem da lasanha for feita com os molhos mais líquidos que o normal, ou seja, colocando mais umidade, não será necessário colocar em banho maria.

Dica 4: Para facilitar a vida em ocasiões de festas e etc... Monte a lasanha na véspera e reserve na geladeira. Meia hora antes do evento retire da geladeira, leve ao forno e prossiga com o tempo de forno.

Variações: Mude o recheio, substitua por: sardinha, frango cozido e desfiado, linguiça frita picada, salsichas ou legumes.

Congelamento: Monte a lasanha em recipiente adequado. Tampe, retire o ar, etiquete e deixe no freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer na véspera e deixe na geladeira, no dia seguinte leve ao forno como indicado.

2 comentários:

  1. Nunca experimentei fazer lasanha em casa, mas é um prato que gostamos muito.
    Pode ser que esta receita me ajude a inspirar :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dizinha.
      Minha sogrinha dizia que não gostava de lasanha!
      Pois eu disse a ela, que se experimentasse a minha, mudaria de opinião na hora! Dito e feito, hoje ela ama lasanha.
      Pode fazer que vai encantar sua família.
      Já fui conhecer e seguir seu blog.
      Muito obrigada, boa sorte e beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS