09 janeiro 2018

Dicas culinárias - Tomate


Como comprar:
Escolha tomates brilhantes, firmes, sem marcas e que tenham uma pele lisa e intacta.
Para fazer molhos prefira os tomates mais maduros, de cor vermelho mais escuro e um pouco mais macios, mas sem estar muito moles ou “passados”.
Para as saladas, escolha tomates de cor vermelho mais claro e que estejam mais firmes ao toque.
Para qualquer tipo de preparo, é melhor procurar consumir a versão orgânica, porque o tomate está entre os alimentos mais contaminados com agrotóxicos.

Como higienizar:
Lavar bem em água corrente. Deixar mergulhado por quinze minutos em hipoclorito de sódio. A proporção ideal é de um litro de água para uma colher (sopa) de solução de hipoclorito de sódio (água sanitária). Em seguida, enxaguar abundantemente em água corrente. Esta limpeza é necessária para remover resíduos e bactérias antes do consumo, mas ela não elimina os resíduos de agrotóxicos.


Para eliminar agrotóxicos:
O bicarbonato de sódio é um grande aliado, com ele pode-se eliminar até 90% dos agrotóxicos. Basta mergulhar o tomate em uma solução de água com bicarbonato de sódio, na proporção de uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe de molho nesta solução por 20 a 30 minutos. Juntamente com o bicarbonato pode-se acrescentar o suco fresco de um limão, já que alguns agrotóxicos desestabilizam em pH ácido. Para finalizar, lavar bem em água corrente e estarão prontos para o consumo.


Três dicas para tirar a pele dos tomates:
Dica 1: Coloque água para ferver. Faça em cada tomate, dois cortes pequenos e superficiais, na parte de baixo, para que fiquem em formato de “X”. Mergulhe os tomates na água fervente e deixe por um ou dois minutos ou até começar a soltar a pele. Não deixe o tomate ficar muito tempo na água fervente porque vai cozinhar. Retire os tomates da água fervente e mergulhe em água fria para cessar o cozimento acabar de soltar a pele. Depois de retirada a pele e as sementes, está pronto para ser utilizado no preparo de molhos.
Dica 2: Esta fora de remover a pele é muito simples e “derrete” menos o tomate. Espete um garfo no tomate e coloque ele diretamente sobre a chama da boca do fogão. Depois de alguns minutos a pele vai se romper. Vire o tomate e faça da mesma forma do outro lado. Retire do fogo, lave em água fria e a pele sairá facilmente.
Dica 3: Retire cuidadosamente o pé do tomate, aquela parte onde fica preso o cabinho, retire apenas o suficiente para que a pele fique cortada neste local. Coloque os tomates em uma forma e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno por aproximadamente meia hora. Retire e espere esfriar. Depois basta puxar a pele pela parte de baixo que ela sairá inteira facilmente. Este método é ideal para despelar grandes quantidades de forma fácil e sem muito trabalho. Bom também para o preparo de conservas de tomate.


Tirar acidez do molho:
Dica 1: Colocar ½ colher (sobremesa) de açúcar no molho durante o preparo.
Dica 2: Colocar 1 colher (sobremesa) de ketchup no molho durante o preparo.


Para saladas mais saborosas:
Para enriquecer uma salada de tomates, deixe-os marinando numa mistura de azeite, vinagre e bastante cebolinha verde picada, ao menos por uma hora, para pegar bem o gosto.


Variedades:

Tomate Italiano:
Este é o tomate ideal para preparar molhos, ele tem mais polpa e menos sementes. Seu formato é alongado e tem menor durabilidade que as outras versões.

Tomate Débora:
Bom para molhos e saladas. Menos ácido e com mais sementes.

Tomate Carmem:
Também chamado de 'Longa vida', porque dura bastante. É bom para usar em saladas, mas por ter menos cor e sabor não é o ideal para molhos. A cor de um molho feito com esta variedade fica mais para alaranjado.

Tomate caqui:
Por ser mais ácido e menos adocicado é ideal para preparar molho vinagrete, mas não é bom para o molho vermelho tradicional.

Tomate holandês:
Mais adocicado e pouco ácido. Excelente para o preparo de saladas. Geralmente é comercializado ainda preso pelos ramos.

Tomate Cereja:
Mini tomate, bastante adocicado e de sabor suave. Bom para saladas e petiscos.

Tomate Sweet Grapes:
Bem pequeno e com formato de uva. A diferença em relação ao Cereja, é que este tem mais polpa e sabor muito mais adocicado.


Propriedades:
O tomate contém o licopeno que o torna um alimento com alto poder antioxidante.
Carrega as vitaminas (B1, B2, B5 e C) e minerais como o potássio e o magnésio.
Contém, também carotenoides, pigmento que proporciona sua cor vermelha.
O tomate possui elevado conteúdo de ferro, por isso é aconselhável para a dieta das pessoas que sofrem de anemia, e também um excelente tônico para o sistema nervoso.
O tomate é capaz de atuar na limpeza do organismo. Ativa a circulação, o funcionamento dos rins e regula o trânsito intestinal, ideal para quem sofre de constipação. Capaz de atuar na dissolução dos ácidos orgânicos, ajudando a reduzir o ácido úrico, a ureia e as intoxicações do sangue.


Gostou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre o tomate?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.

Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS