17 abril 2018

Dicas culinárias – Cenoura



Valor nutritivo:
A cenoura é a melhor fonte de vitamina A, fornece também vitamina E, ácido fólico, cálcio, sódio, potássio e fibras. Sendo um alimento tão rico, o ideal é consumidor pelo menos duas cenouras médias por semana.

Como comprar:
Dê preferência a cenoura mais brilhante e menos grossa, de cor laranja bem vivo e sem pigmentação verde ou roxa na parte superior. Essa pigmentação acontece quando as raízes ficam expostas ao sol durante o cultivo.
A substância responsável por esta cor verde não é tóxica, mas deixa a cenoura mais amarga.
As cenouras maiores são mais fibrosas e menos saborosas, dê preferência aquelas com comprimento de entre 15 a 20 cm e diâmetro de 3 a 4 cm.
A cenoura também pode ser encontrada picada ou ralada, embalada em sacos de plástico ou bandejas. Verifique se está sendo mantida sob refrigeração para garantir sua qualidade, pois sem refrigeração murcha rapidamente e entra em processo de fermentação.

Como conservar:
A cenoura pode ser conservada por até 15 dias em geladeira, dentro de saco plástico próprio para alimentos.
Sem refrigeração, elas devem ser mantidas em local fresco e sombreado.
As cenouras se conservarão por mais tempo se mantidas sem as folhas.
Se forem lavadas antes de serem colocadas na geladeira, devem estar totalmente secas. Podem ser secas com um pano seco e limpo ou com papel absorvente.
Quando guardadas na geladeira já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será bem menor, devendo ser conservadas dentro de saco plástico, vasilha de plástico ou de vidro.

Congelamento:
Mergulhe as cenouras inteiras em água fervente por 5 minutos, e se estiverem picadas, mantenha por 2 minutos na água fervente. Ou então, aqueça-as no forno de microondas por 5 minutos, se inteiras, ou por 4 minutos, se picadas. Em seguida, coloque-as numa vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Seque-as bem com papel absorvente e acondicione em saco plástico, retirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. A cenoura pode ser mantida no congelador por até 12 meses.

Descongelamento:
Quando a cenoura congelada for utilizada na forma crua, deve-se fazer o descongelamento lento na parte de baixo da geladeira. Quando for utilizada cozida, o descongelamento pode ser rápido, levando direto ao fogo.

Como consumir e preparar:
Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco.
O ideal é consumir a cenoura crua ou ligeiramente cozida no vapor para que seus nutrientes não sejam perdidos.
Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-la; basta raspar a superfície com uma faca.
Ao cozinhá-la, deixe apenas o tempo necessário para deixá-la macia, mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes.
Se for consumida como suco, ele deve ser tomado assim que for preparado, pois após 5 minutos ele perde boa parte do valor nutritivo, que já terá evaporado.
Evite fazer suco de cenoura com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido cítrico presente nessas frutas destrói a vitamina A.

Gostou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre a cenoura?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.
Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS