25 março 2018

Dicas culinárias – Camarão



Os camarões são encontrados em vários tamanhos e, dependendo do tipo podem ter uma coloração acinzentada ou rosada.
Os tipos de camarões mais conhecido são o camarão-rosa (18cm de comprimento), o camarão-sete-barbas (8cm de comprimento), o camarão-branco (20cm de comprimento), o camarão-verdadeiro também conhecido
como camarão-lixo e os pitus, que são os camarões de água doce.
Quando cozidos, as cascas tornam-se vermelhas e a carne rosa-pálido.
Um quilo de camarão com casca rende aproximadamente ½ kg depois de descascado e no cozimento perde-se um pouco mais.
Camarões fritos, ao vapor ("Bafo"), à milanesa ou empanados, são ótimas dicas de aperitivos e os molhos de camarões, servem de acompanhamento para vários pratos de peixe.

Como comprar:
Podem ser comprados crus, com cascas ou descascados, congelados já cozidos ou crus. Podem se encontrados também conservados em vidros, secos e salgados ou secos e defumados.
Os camarões frescos devem ter cheiro característico da espécie e a carne uma textura firme.
O camarão congelado deve ter cheiro e aspecto fresco e suave, e a casca deve ser brilhante. Apalpando a embalagem, o camarão deve estar sólido.
Quando você compra o camarão sem estar limpo, ele pode pesar até 50% a mais, se comparado com o camarão que já está limpo. Portanto, é melhor comprar camarões que já foram limpos, isso economizará tempo e dinheiro.
Observação: Todo camarão de Pesca Profissional (alto mar) possui conservante. São maiores e mais caros.

Como preparar:
O camarão é constituído por 70% de água, por isso é preciso ter alguns cuidados, e um deles é, de preferência, não temperar o camarão durante o preparo, pois isso altera o seu PH, e vai deixá-lo rígido.
Refogados: Porcione o camarão cru em pequena quantidade, coloque a panela a ser utilizada para o preparo do prato no fogo, unta-a com azeite de oliva e deixe aquecer muito, jogue as pequenas porções de camarões na panela, não deixe juntar água e quando começar a ficar rosado, retire do fogo e reserve. Adicione outra porção e repita até passar todo camarão. Prepare nesta panela, sem lavar, o molho, se for estrogonoff, acrescente o camarão junto com o creme de leite.
Forno e recheio: Se for ao forno acrescente o camarão na travessa e leve para gratinar, se for recheio desligue o fogo e acrescente o camarão.
Cozidos: Para cozinhar camarões, coloque-os ainda crus, descascados ou não em água quente salgada, suficiente para cobri-los. Deixe que a água levante fervura, diminua o fogo e deixe-os cozinhar de 1 a 3 minutos, dependendo do tamanho, ou até que os camarões fiquem avermelhados.

Como descascar e limpar o camarão:
Como Descascar: Segure o camarão com o dorso e a cauda virados para fora. Com uma tesoura de cozinha corte a carne e a casca do camarão superficialmente até a cauda, de maneira que a tripa fique exposta. Abra delicadamente a casca, com uma mão, segure firmemente a cauda e com a outra puxe o camarão delicadamente para fora da casca, com cuidado para que ele se desprenda inteiro.
Como retirar a tripa: Segure o camarão descascado sob água fria corrente e, com as pontas dos dedos, retire a tripa preta ou verde-escura que fica no dorso; ela não faz mal à saúde, mas o camarão fica com uma aparência melhor. Ou faça um pequeno e estratégico cortezinho na casca do dorso, só para retirar as tripas, com o auxílio de um palito. Torne a lavar.

Gostou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre o camarão?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.
Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS