30 dezembro 2017

Dicas culinárias - Feijão


O feijão é um alimento do grupo das leguminosas. Rico em ferro, carboidrato, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, potássio, zinco e outros minerais importantes.

Usos
Depois do arroz, o feijão é o alimento mais consumidos pelos brasileiros. Os pratos mais conhecidos são o feijão tradicional que é consumido diariamente, a Feijoada, o Acarajé e o Tutu à Mineira. Muito usado também em mistura com arroz e farinha, em saladas frias e sopas.

Tipos de feijão:
Bolinha: pequeno de cor ligeiramente amarelo-esverdeada. Produz caldo com textura levemente encorpada e cor marrom-clara.
Branco: Grãos alongados e grandes, ideal para sopas, saladas, ensopados e o tradicional Cassoulet.
Carioquinha: É a variedade mais consumida no Brasil. De grãos pequenos e listas marrons, apresentando-se grandes após o cozimento e produzindo um ótimo caldo.
Fradinho: Grãos pequenos de cor bege com umbigo preto. Também conhecido como feijão macassar ou feijão de corda e é com ele que se prepara o acarajé. Indicado para preparar saladas.
Jalo: Grãos grandes, ligeiramente alongados e de cor entre o bege e o amarelo, com o umbigo arroxeado. Ideal para ensopados, cozidos ou preparações que favorecem grãos graúdos. Sabor característico, absorve os temperos e produz boa quantidade de caldo, com textura levemente encorpada e cor marrom-clara. Muito consumido em Minas Gerais e região Central do Brasil para preparar Tutus e Virados.
Preto: De grãos pequenos é ideal para ensopados e saladas. Muito usado no preparo do feijão preto consumido diariamente em alguns estados brasileiros, na tradicional feijoada e no "Feijão de Coco", um prato típico do Nordeste onde o feijão é cozido com coco fresco ralado.
Rajado: Fundo róseo com listras e pintas escuras. Depois de cozido forma um caldo encorpado, muito saboroso e ligeiramente adocicado. Ideal para ensopados ou onde o caldo é importante.
Rosinha: Grãos pequenos e rosados. Quando cozido os grãos são pequenos, com casca delicada, faz um bom caldo e cozinha com facilidade. Indicado para o preparo de cozidos e para ser consumido como o feijão “de todo dia”.
Vermelho: De coloração vermelha escura e grãos longos. Depois de cozido os grãos se mantêm inteiros, ideal para preparar saladas.

Como comprar:
Prefira os grãos mais firmes. A embalagem deve ser incolor e sem furinhos que indicam a presença de carunchos.

Como limpar:
Retire os grãos partidos ao meio, com casca enrugada e com sinais de carunchos ou roídos.

Como guardar o feijão seco:
Deve ser guardado em recipiente bem fechado e mantido em um lugar seco e arejado.

Como guardar o feijão cozido:
Feijão cozido deve ser mantido em geladeira, de forma simples ou congelado.

Congelamento:
Embale e etiquete o feijão pronto e frio e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Descongele-o na geladeira.

Rendimento:
Cada xícara de feijão cru, serve três pessoas depois de pronto.

Demolhagem a frio:
Os grãos são deixados de molho em água fria de um dia para o outro ou por cerca de 8 horas.

Demolhagem a quente:
Os grãos são cobertos com água quente por cerca de 2 horas.

Diminuir a indesejável flatulência:
Para diminuir o problema da flatulência que o feijão pode causar, jogue fora a água onde o feijão ficou de molho e coloque nova água para o cozimento. Coloque o feijão na panela de pressão e leve ao fogo sem a tampa, depois que levantar fervura conte dez minutos fervendo sem a tampa, abaixe o fogo para colocar a tampa e cozinhe normalmente.



Goustou das dicas?
Você conhece alguma dica legal sobre o feijão?
Deixe sua dica bacana aqui nos comentários do post.
Eu e os leitores do “Cozinha Paz e Amor” agradecemos muito!

Veja aqui mais uma ótima dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FacebookTwitterInstagramPinterest BloglovinRSS